COMPETÊNCIA MOTORA E FUNÇÕES EXECUTIVAS EM CRIANÇAS

Ao longo de sua trajetória de vida, o ser humano passa por um processo de constante transformação. Esse processo está diretamente relacionado com sua idade cronológica e por meio dele ocorre à aquisição das habilidades motoras. Essas habilidades progridem de movimentos básicos para movimentos elaborados. Quando o indivíduo executada determinada habilidade com maestria ele é considerado competente. As funções executivas são conceituadas como um conjunto de habilidades cognitivas que possibilita ao indivíduo direcionar ações, de forma intencional, em relação a um objetivo ou demanda ambiental. Como esses processos seguem determinada progressão ao longo da vida o objetivo desse trabalho é verificar a relação entre as funções cognitivas e competência motora de crianças, comparando por idade e por gênero. Participarão desse estudo alunos do 3° e 4° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Oscar Botelho do município de Lavras-MG. Esses alunos serão submetidos ao teste TGMD-2 que busca estimar a competência motora dos indivíduos. Para avaliar as funções executivas será utilizada a tarefa “GO, No-Go” do equipamento MOART para controle inibitório, o Trail Making Test para flexibilidade congnitiva e o teste “n-Back” para memória de trabalho. Acredita-se que exista uma relação entre competência motora e as funções executivas do cérebro. Assim, espera-se que crianças com baixos resultados de funções cognitivas apresentem também baixa competência motora.

Prof. Dr. Alessandro Teodoro Bruzi