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AVALIAÇÃO COGNITIVA E PSICOSSOCIAL DE ATLETAS JOVENS: IMPLICAÇÕES PARA O TREINO

A promoção de atletas no Voleibol, por parte dos treinadores, tem sido baseado no “olhar” clínico e em variáveis cineantropométricas. Tavares e Bruzi (Relatório PIBIC/CNPq 2016-2017) avaliaram o desempenho cognitivo e psicossocial de atletas jovens de Voleibol feminino a fim de complementar o diagnóstico de rendimento elaborado pelo treinador da equipe e identificaram que os tempos de reação das atletas é mais lento que o apresentado por atletas, em geral; que as atletas tem apresentado sintomas relacionados ao estresse crônico provocado pela prática sistemática do esporte; e que a maioria das atletas mudaria ou abandonaria o esporte pela dificuldade de conciliar a prática com o estudo. Portanto, resolveu-se dar sequência na pesquisa realizada Tavares e Bruzi (Relatório PIBIC/CNPq 2016-2017) a fim de verificar se esses resultados teriam relação com a posição de jogo da atleta dentro da equipe e se o tempo de reação poderia ser reduzido e os sintomas relacionados ao estresse crônico e possíveis motivos de mudança ou abandono do Voleibol poderiam ser amenizados em função de alterações na elaboração e condução do treino por parte do treinador.


 

Coordenador:

Prof. Dr. Alessandro Teodoro Bruzi

Telefone: (35) 3829-1698

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