Ir direto para menu de acessibilidade.

DIFERENÇAS INDIVIDUAIS E A APRENDIZAGEM MOTORA

Aptidão cognitiva dos aprendizes pode interferir no processamento de informação, no desempenho e aprendizagem motora humana? Para investigar essa questão, adotar-se-á um estudo delineado com a participação inicial de 100 indivíduos voluntários, universitários, de ambos os sexos. Em um primeiro momento, todos os indivíduos terão o seu Tempo de Reação de Escolha (TRE) avaliado para determinação da aptidão cognitiva em função da velocidade de processamento. Em um segundo momento, os vinte indivíduos com menor TRE integrarão o grupo Aptidão Cognitiva Alta (ACA) e os vinte indivíduos com maior TRE integrarão o grupo Aptidão Cognitiva Baixa (ACB). Ambos os grupos serão submetidos a uma situação de aprendizagem de uma habilidade motora seriada. Além disso, todos os participantes de ambos os grupos terão autonomia para controlar o uso de uma instrução visual que potencializa o processo de aquisição da habilidade motora. Esse experimento consistirá de fase de aquisição e testes de aprendizagem. Os efeitos desse experimento serão avaliados por meio de medidas de desempenho e complementares.

Coordenador:

Prof. Dr. Alessandro Teodoro Bruzi