POR UMA MEMÓRIA INSTITUCIONAL: A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFLA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS/MG)

O presente trabalho de investigação alvitrará por resgatar, descrever e registrar a trajetória (histórica) do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Lavras/MG. Em primeiro plano, sua justificativa dar-se-á em razão de salvaguardar a história institucional do curso de Educação Física da UFLA. Por efeito, ao assegurar o registro da história institucional, a pesquisa permitirá transformar as reminiscências individuais dos autores/atores que instituíram o curso, em registros empíricos, ou melhor, na construção da memória social. Sabe-se que memória tem uma dimensão individual, contudo, seus referentes são sociais e são eles que permitem que, além da memória individual, tenhamos também uma memória intersubjetiva, ou por assim dizer, uma memória coletiva, que potencialmente pode ser o ancoradouro para memória institucional (HALBWACHS, 1990).Ao passo que, ao resguardar os aferentes da memória,que é diretamente afetada por vários fatores, podendo sofrer perdas, desapegos e esquecimentos, os resultados erigidos e cotejados pelo presente projeto de pesquisa, atuar-se-ão como agente de combate à marcha inexorável do tempo, a fim de que ele, o tempo, não dissolva ou extinga um conteúdo histórico tão importante para identidade de uma instituição formativa, nem tão pouca que a mesma seja retratada ao som de polifonias difusas, ou percepções isoladas, mas cuidadosamente arquitetada e registrada, sob a ótica acurada da História Oral, enquanto método científico. Destarte, subsidiados epistemologicamente pelos estudos sobre memória, nas duas denominações mais comumente usadas, “Memória Coletiva” (HALBWACHS, 1990) e “Memória Social” (OLICK; ROBBINS, 1998), a partir de uma abordagem qualitativa, e por meio do método da História Oral, entrevistaremos discentes, docentes, técnicos, gestores, entre outros personagens que constituíram a história do curso de licenciatura em Educação Física da UFLA, desde a sua fundação, até os dias atuais. Os relatos e documentos cotejados nos permitirão registrar e compreender a trama/tessitura histórica que envolvera a instituição e o curso.

Coordenadores:

Prof. Dr. Kleber Tuxen Carneiro Azevedo