POR UMA MEMÓRIA INSTITUCIONAL: A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFLA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS/MG) O presente trabalho de investigação alvitrará por resgatar, descrever e registrar a trajetória (histórica) do curso de licenci

A imagem corporal é a forma como vemos nosso corpo, ela é idealizada de forma multidimensional, avaliada subjetivamente e influenciada por indicadores físicos, por terceiros e por indicadores socioeconômicos. A prática de atividade física é uma das ferramentas dentre outras várias que se destaca como uma técnica para a busca da imagem corporal “ideal”. A aula de Bike Indoor, uma modalidade que se destaca entre as ginásticas de academia, uma aula muito procurada por praticantes frequentes de atividades físicas devido a sua fácil execução e melhor controle da intensidade da aula através do manuseio das cargas. Objetivou-se nesse estudo comparar o Índice de Massa Corporal antes e depois. A pesquisa busca alunos de bike indoor, onde os mesmos serão submetidos a medida do Índice de Massa Corporal inicial e assim instruídos a frequentar as aulas com uma frequência semanal de 3 a 5 vez por semana durante três meses. Após os três meses de prática o aluno será submetido novamente ao cálculo do Índice de Massa Corporal para averiguar se houve mudanças na variável. Em seguida será aplicado o Body Shape Questionnaire para a avalição do Nível de Satisfação Corporal. Nos resultados, deve ser observado se haverão mudanças no Índice de Massa Corporal após a prática regular de Bike Indoor e a analise da correlação entre Índice de Massa Corporal e Nível de Satisfação Corporal para os sexos masculino e feminino.

Prof. Dr. Luiz Henrique Rezende Maciel