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FEEDBACK AUTOCONTROLADO E APRENDIZAGEM DO SAQUE DO VOLEIBOL

O desenvolvimento de protocolos para melhorar o processo de aprendizagem motora é crucial para aumentar a aquisição e reaquisição de habilidades. Recentemente, um determinado protocolo tem se destacado por sua efetividade em pesquisas em aprendizagem motora por permitir o aprendiz ter controle sobre algum aspecto do contexto de prática (para uma maior compreensão do tema, veja as revisões de Sanli, Patterson, Bray & Lee, 2013; Wulf, 2007). A permissão mais comum que tem sido dada aos aprendizes é a de escolher quando receber feedback aumentado. Sem dúvida, o estudo seminal sobre prática autocontrolada e aprendizagem motora manipulou o controle sobre o feedback (Janelle, Kim, & Singer, 1995) e estudos mais recentes tem ampliado os conhecimento nessa linha (Aiken, Fairbrother, & Post, 2012; Ali, Fawver, Kim, Fairbrother, & Janelle, 2012; Carter & Patterson, 2012; Chiviacowsky, 2014; Chiviacowsky, Wulf, Machado, & Rydberg, 2012; Fairbrother, Laughlin, & Nguyen, 2012; Hansen, Pfeiffer, & Patterson, 2011; Hemayattalab, Arabameri, Pourazar, Ardakani, & Kashefi, 2013; Hodges, Edwards, Luttin, & Bowcock, 2011; Kaefer, Chiviacowsky, & de Miranda, 2014; Ma, Yiu, &Yiu, 2013; Patterson, Carter, & Sanli, 2011). Geralmente, esses estudos são delineados com um grupo Autocontrolado, no qual os participantes tem direito de solicitar feedback após cada tentativa de prática durante uma fase de aprendizagem, e outro denominado de Yoked, para o qual o fornecimento de feedback para cada integrante desse grupo ocorre de forma pareada a de um integrante do grupo Autocontrolado (nesse caso, os integrantes do grupo Yoked desconhecem esse pareamento, pois, acreditam que o fornecimento de feedback está ocorrendo totalmente controlado pelo pesquisador). Tipicamente, os aprendizes submetidos á condição de prática autocontrolada exibem melhor aprendizagem motora do que aqueles que aprendem sem ter a chance de autocontrolar um determinado recurso disponível no contexto de prática.

Coordenador:

Prof. Dr. Alessandro Teodoro Bruzi

Telefone: (35) 3829-1698

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